sábado, 27 de setembro de 2008

Qual será o modo de ver deles? E o seu, de "ver" eles ?


Confecção de vassouras na Associação Aliança dos Cegos


A matéria e as fotos abaixo eu fiz para a revista Posto Rio edição 37, lá do meu estágio. Vale a pena ler e acima de tudo ajudar essas pessoas que quase não são reintegrados pela sociedade devido a deficiência visual, pois quase não têm chances de empregos. No final da matéria está o endereço para quem puder ajudar comprando vassouras por um preço bem mais em conta do aque aqui fora. Além dessa ajuda, eles estão precisando de roupas de cama, roupas em geral e móveis mesmo que usados. Estou aceitando algumas doações para encaminhar em breve para a casa deles. Quem tiver um rádio, pode ser de pilha, e puder doar sem sombra de dúvidas eles ficarão muito felizes, pois o rádio é o meio de comunicação mais companheiro dos cegos.


DIRETORIA SOCIAL VISITA ALIANÇA DOS CEGOS

Deficientes visuais fazem da produção artesanal de vassouras fonte de renda e de motivação para viver

Você já imaginou passar dia após dia enfrentando dificuldades até para as coisas mais simples, como ler esta revista? Tal realidade é vivenciada ao longo de uma vida inteira pelos deficientes visuais que lutam contra limitações e preconceitos. Pensando nesta questão, a diretoria social do Sindcomb visitou a Associação Aliança dos Cegos, com o objetivo de trazer para a revenda os produtos oferecidos pela casa.
Para reintegrá-los à sociedade, a instituição vem, há 79 anos, recebendo cegos adultos, no bairro de São Francisco Xavier. Reconhecida de utilidade pública pelo Governo, a Aliança detém o Certificado de Filantropia por sua atuação. Até o ano de 1969, teve na direção pessoas de visão normal. No ano seguinte, por ocasião da reforma de seus Estatutos, passou a ser comandada por deficientes visuais, que a partir de então, deram continuidade a um trabalho melhor, integrado às suas origens, e que dura até hoje.
O lugar se mantém por meio de doações com a venda de vassouras, por atacado e a varejo, que são produzidas pelos próprios cegos em uma pequena fábrica, nos fundos da associação.
Para a segurança de todos, em equipamentos de alto risco, como a guilhotina, os funcionários que cortam a madeira bruta não são deficientes visuais.
- Há cegos que não têm oportunidade de ingressar no Benjamim Constant. Aqui, reintegramos eles à sociedade e preparamos para o aprendizado na oficina. Alguns perdem a visão depois de certa idade, outros são encaminhados por assistentes sociais e muitos são abandonados por famílias- diz o presidente Luciano de Almeida.

Amor e superação
Amparar, orientar, educar e dar trabalho aos cegos são objetivos fundamentais da associação, e que motiva também o diretor administrativo, João Antônio Valente, de 58 anos de idade.
- Aprendi a confeccionar vassouras em uma escola quando era jovem. Há 36 anos, isso aqui é o lugar que me divirto e tenho minhas maiores alegrias – declara sorridente.
A casa tem um amplo espaço. Pelos corredores, encontramos um salão de honra, onde são feitas as reuniões, além de um amplo refeitório, cozinha e os dormitórios. Toda essa estrutura conta com o trabalho de 45 filiados divididos em internos e externos, que vão para as suas casas durante à noite.

Não compre por caridade, e sim pela qualidade

Atualmente, cerca de dez deficientes visuais trabalham em horário comercial e confeccionam mais de 2000 vassouras por mês. Com um rendimento por volta de R$ 10 mil, e despesa em torno de R$ 35 mil por mês, a produção é reduzida devido à falta de matéria-prima, como a piaçava.
- A produção poderia ser maior, mas isso não ocorre devido às dificuldades financeiras. Temos uma receita fixa da venda das vassouras, mas não é suficiente - lastima José Antônio.
A mensagem principal que move essa aliança é bem convincente e deseja atingir você, revendedor a colaborar com este projeto que é resultado de muita superação:
“Não compre por caridade, e sim pela qualidade.”


João Antônio Valente, 58 anos, diretor administrativo




Fábrica que funciona nos fundos da associação




Dormitório onde há cegos internos que não trabalham



:) AJUDE VOCÊ TAMBÉM!!!!!!!



Associação Aliança dos Cegos

http://www.associacaoaliancadoscegos.com.br/

Rua 24 de Maio, 47São Francisco Xavier - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2281-0704 2501-7076 3278-992

4 comentários:

André Luiz Barros disse...

Vlw pelo post menina!
Já fui meio mal interpretado por algumas pessoas em relação a esse texto kk.. mas blz
acho q vc entendeu bem o sentido da coisa!

Gostei do teu blog tbem.. add aos favoritos aki.. !! volte sempre. será sempre bem vinda!

te adoro mocinha..

bjoss

Anônimo disse...

Isso aí menina! Gostei de ver!
Jornalista tb tem de cumprir sua função social!
Aliás, todo mundo deve fazer o mesmo.

Muito boa matéria. Parabéns.
Beijos.

Juju disse...

Muito legal seu blog. Principalmente pq trata de um asunto que eu adoro, que é a fotografia. Esse texto sobre os cegos, ma faz lembrar um projeto que minha prof. de fotografia desenvolveu em um instituto de cegos em Ldna, onde eles tiveram a experiencia de fotografar. O resultado foi surpreendente. E tb oq que chamava a atenção é a ligação, o poder que a imagem exerce, mesmo em pessoas deficientes visuais. Me lembro de uma história de uma moça cega, que possuia um álbum de fotografias de seu casamento, e exibia aquilo como um troféu. Para ela aquelas fotos era importantissímas, tinha um apego aquelas imagens, inacreditavél, pq mesmo sem nunca ter visto aquelas imagens, mesmo assim, ela fez questão, pagou caro, para poder ter aquele registro, e exibindo aos amigos cegos, ela narrava uma a uma e eles compartilhavam daqueles momentos importantes da amiga.
Minha monografia na graduação foi sobre isso: Fotografia como objeto de memória afetiva, pq criamos este vínculo com a imagem.e novamente na pós não deu pra fugir do tema fotografia, agora como a importancia da leitura de imagens, de educação do olhar do espectador. Como isso é necessário e importante, mas infelizmente deixado de lado pelas escolas, centros de formação.
Guria adorei td, mto legal!! Virei visita-lá mais vezes!!

Beijos

Juju

Futuros jornalistas disse...

Show, Aline. A propósito, você já viu "Ensaio sobre a cegueira", do Fernando Meirelles? Se não viu, fica minha recomendação. Com certeza vai te tocar. beijo, Larissa